quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Texto para aula de Português



O outro lado da moeda

Todas as invenções feitas e usadas, têm os dois lados da moeda, alias como tudo na vida.
Foi feita a lâmpada, a energia elétrica para iluminar e tornar mais fácil a vida, mas com essas invenções vieram os problemas de agressão ao meio ambiente, para iluminar muitos lugares ao mesmo tempo, muito se agride a natureza.
E o que disser então da primeira invenção, a roda, parece um invento tão simples, mas através dele vieram todos os outros que hoje usamos, inclusive as armas, bombas etc.
O carro como meio de transporte rápido e prático, mas que hoje super lota as ruas, causando tremendos engarrafamentos e agredindo violentamente o meio ambiente.
As casas que vivemos, luxuosas, grandiosas, que para serem construídas foram desmatadas vários lugares, pois não conseguimos juntar a cidade com o campo, e destruímos o campo para fazermos nossas cidades.
Santos Dumont, inventou e construiu aviões para serem usados como meio de transporte, mas acabou vendo-os serem usados como arma de guerra, o que levou ele a cometer o suicídio.
Enfim, o mais usado invento do momento é a “internet”, que está em todo lugar, atraindo milhares e milhares de pessoas a participarem de suas redes sociais.
Antes víamos a só a TV, que influenciava e ditava regra, moda e comportamento.
Hoje a TV ficou ultrapassada e a moda é se conectar a rede. Mas de que forma temos mantido essa conexão? Da pior forma, acredito eu.
Por ela, “a internet”, podemos rodar o mundo, lugares inatingíveis a nós, ela alcança e nos leva com ela. Lemos jornal, conhecemos pessoas, encontramos livros, artigos, revistas, encontramos o mundo dentro de uma pequena tela.
Pensamos então, que essa é a melhor de todas as invenções já realizadas. Engano! Essa tem sido a mais destrutivas de todas as invenções, pelo mal uso dela, é claro.
Estamos vendo uma geração perderem a infância, sentados em frente a uma tela, deixando assim de serem crianças, de participarem de jogos de rua, de subirem em árvores. Arranhões, joelhos ralados já não existem mais, as crianças não sabem o que é isso, não conhece mais o se divertir, o participar, o compartilhar.
Elas se isolam em um quarto diante de uma tela, com milhares de amigos virtuais, usam a rede apenas para jogos e conversas virtuais, não fazem mais amigos, não são mais sociáveis, se fecham no mundo virtual, esquecendo-se da realidade, e assim perdem o que tem de mais precioso: a infância e a adolescência. Veremos no futuro adultos totalmente alienados, impossibilitados de uma vida em conjunto. Não caia na rede. Volte as brincadeiras e arranhões nos joelhos.

Juliana !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Pensamentos ! Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois e conduzindo a décim...