segunda-feira, 12 de março de 2012

Meu estado de graça!

Estado de graça!


Quando, como e por que ficamos em estado de graça?
Muitos atribuem estado de graça a prazeres sexuais, a paixonites e ao amor.
Freud atribuía tudo ao sexo, hoje as pessoas sem perceberem também fazem tal atribuição.
É certo que o sexo, o amor e a paixão leva sim a um estado de graça, mas um estado passageiro.
A frase usada por Sócrates e adorada por mim, "Conhece-te a ti mesmo" mostra que o conhecimento e a aceitação de si mesmo é o que nos deixa em estado de graça e que nos permite felicidade mesmo na dor, nas lágrimas, felicidade em todas as horas.
A aceitação de que posso ser infantil, fazer pirraça, chorar, agir como adulta.
Posso agir sensatamente, mas posso perder a razão e o juízo de vez em quando.
posso agir como uma mulher madura, mas posso também ser menina e pedir colo quando achar que preciso.
Posso agir como adolescente louca e falar tudo que me vem a cabeça (A tal espontaneidade). Mas posso filosofar e citar livros, autores, filmes, psicólogos, filósofos, sociólogos e loucos cientistas.
Posso fazer tudo ao mesmo tempo, ser estudante , ser mãe, dona de casa, esposa, mulher.
Ah! ser mulher, era tudo o que eu mais queria, acordar. E de repente. Bum! Acordei, vi que viver era lindo, que existia milhões de caminhos e escolhas e que eu podia escolher qualquer coisa, que existia tantos prazeres na vida, ainda desconhecido por mim, que enquanto se está vivo pode se fazer qualquer coisa, que não importa se der errado, errar é humano, e podemos refazer, fazer de novo, consertar ou nada fazer.
Mas tive medo das transformações, sensações, como Descartes tive medo e duvidei dos sentidos, na dúvida entrei em desespero e quis dormir novamente.
Até que entendi o que estava acontecendo ....Eu estava (Estou) em estado de graça.
E o que seria o estado de graça? ....O encontro de todas personalidade em uma só, a aceitação de ser quem é, de sentir o que se sente, de si amar, amar mesmo, amar a imagem que vê no espelho, amar os objetivos que se tem, amar a coragem e até o medo que se sente. 
Descobri que o amor que me faltava era o amor a mim, e hoje tenho ele de sobra, e acordar pra mim não é mais um problema.
O melhor da vida é sim estar em estado de graça, amando, amando muito a si mesma, entendendo as várias partículas de meu ser ou seja sendo uma de cada vez, ou todas ao mesmo tempo e isso não é múltiplas personalidades.
É só um jeito de ser mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Pensamentos ! Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois e conduzindo a décim...