domingo, 17 de julho de 2011

Trecho do livro Elogio da loucura





O Eclesiastes, capítulo primeiro, versículo...versículo...esperai um pouco...Oh! Meu Deus! Não me recordo mais, e assim também a página, a linha, etc. (pois que, para citar teologicamente, é preciso dizer tudo). Mas no Eclesiastes está escrito que o número dos loucos é infinito. Ora, esse número infinito não abrangerá a todos os homens, com poucas exceções, se é que já houve alguma? Mas ingenuamente, porém, o confessa Jeremias: Todos os homens – Diz ele no capítulo X- Tornam-se louco a força de sabedoria. E atribui a sabedoria somente a Deus, deixando aos homens a loucura como predicado. Um pouco antes, diz ele: o homem não deve gabar-se da sua sabedoria. Mas por que dizeis isso, oh divino oráculo do futuro? É porque ( assim me parece ouvi-lo responder) o homem não tem nenhuma idéia de sabedoria. Voltemos ao Eclesiastes. Quando Salomão, esse grande monarca iluminado do, céu faz aquela patética exclamação moral: Vaidade das vaidades, tudo é vaidade!- não vedes, senhores, que, sem gaguejar, ele declara que a vida humana,como também eu já vos disse tantas vezes, não é outra coisa se não um divertimento da loucura? E não foi também isso o que Cícero, com grande honra pra mim, repetiu muito depois, isto é, que tudo está cheio de loucura? E quando o citado Eclesiastes diz ainda que o louco muda como a lua e o sábio é estável como o sol -  que imaginais que isso signifique? Não significará talvez, que todos os homens são loucos e que somente a Deus pertence o titulo de sábio? Com efeito, por lua entendem os interpretes a natureza humana, e por sol a fonte da verdadeira luz, que é Deus. Também o salvador apóia essa verdade, quando diz, no Evangelho, que o epíteto de bom só cabe a Deus, ora segundo os estóicos, sábio e bom são dois sinônimos; portanto todos os homens, sendo maus são também, por uma conseqüência necessária, todos malucos.
Diz ainda Salomão no capítulo XV: a tolice é a alegria do tolo, o que significa que, sem a loucura, nada se acha de agradável na vida. E em outra passagem: Progredir na ciência é o mesmo que progredir na dor, e onde há muito sentimento há também muita contrariedade. Não repetira esse mesmo excelente pregador, no capítulo VII, o mesmo pensamento? – A tristeza – diz ele – mora no coração do sábio, e a alegria no do tolo. Vê ele o desejo de conhecer também a  mim. Pensais que eu esteja gracejando ? Ouvi o oráculo capítulo I aplicai-me ao conhecimento da prudência e da doutrina,dos erros e da loucura. É preciso notar que, nessa passagem, sou citada em ultimo lugar, a fim de me ser conferida a honra que mereço, como posso prova-lo. De fato, foi o Eclesiastes que o escreveu; ora na ordem eclesiástica, segundo o cerimonial em uso, o primeiro em dignidade é o que ocupa o ultimo posto, de acordo com o preceito de Cristo. (...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Pensamentos ! Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois e conduzindo a décim...