sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Medo.....Lute contra ele!!!



O que é o medo a fobia ?


Fobia- É o temor ou aversão exagerada ante situação objetos, animais ou lugares.
Sob o ponto de vista clínico,no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do aspecto dos transtornos de ansiedade com características especial de só se manifestarem em situações 
particulares.


Medo- Antecipação mental do perigo a ser enfrentado. 
Existem muitos tipos de medos e transtornos, medo do escuro,de elevador, barata, trem, lugares fechados, altura, bonecos. Enfim existe medo pra tudo e em vários graus, mas esses medos apesar de alguns serem graves e levarem muitos a loucura, não impede essas pessoas de viverem, muitas fobias não chegam nem a serem tratadas.


Porém existe uma fobia que eu considero a mais perigosa e destrutiva de todas " o medo de viver ".Esse medo da vida do Eu, impede muitas pessoas de serem livres, de viverem suas vidas, e as prende casa em uma vida fechada e solitária, sem realizações, sem planos, sem sonhos, muitos se fecham em seu pequeno "mundinho" sem jamais saírem dele por pura covardia.
Não fazer nada é um nível quase patológico de covardia.
A coragem segundo Aristóteles é o enfrentamento do risco de morte. Nas sociedades primitivas de guerreiros caçadores, os mais fortes e corajosos se destacavam dos demais, enfrentando os perigos de morte, ganhando assim status na sociedade em que viviam.
Hoje em nossa sociedade, os heróis, os corajosos, são aqueles guerreiros que enfrentam o fogo pra salvarem vidas , que livram mocinhas de estupros, mulheres de violência familiar, livram a sociedade de perigos.Enfim, enfrentam a morte todo dia.
Porém,para certas pessoas fóbicas, o medo de viver as impedem de tudo, as fazendo pensar que o medo é tão grande que vai causar morte, um simples atravessar a rua, falar em público, ter um emprego, estudar, ir ao mercado, lojas, igrejas, as deixam altamente estressada e com muito medo, um medo altamente exagerado , mas elas acham que esse medo é normal, e assim deixam a vida passar em branco, elas tem medos de pessoas, medo de aproximação, medo do novo, medo sem medida, sem sentido, pra elas tudo é extremamente perigo.
E um simples atravessar uma rua pra elas pode ser um ato de coragem e realmente o é, quando um fóbico passa a enxergar o seu medo e a lutar contra ele, tudo o que ele faz é sinônimo de coragem .
O componente emocional da coragem é uma soma de medo e resolução diante do medo, sem o medo o corajoso não teria mérito, porque não teria a superação do medo.
E a superação do medo é totalmente possível, se a coragem segundo Aristóteles provem do medo eminente de morte, e o que o fóbico sente é um medo de morte ( apesar ser exagerado ) então esse medo pode e deve ser transformado em coragem, mas pra isso precisa -se admitir seus medos e os enfrentar, como um guerreiro caçador enfrenta seus inimigos, enfrente seus medos e VIVA....


Juuh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Pensamentos ! Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois e conduzindo a décim...