domingo, 13 de fevereiro de 2011

Descartes


Resumo dos princípios mais importante do conhecimento

Sumário de quanto precisa ser observado para o bem filosofar

Por essa é que se queremos nos ocupar, com seriedade do estudo da filosofia e da busca de todas as verdades em condições de conhecer precisamos nos livrar primeiramente dos preconceitos, e propor a nós mesmos a redução de opiniões que antigamente tínhamos acatado sob a forma de crença, até que as tenhamos examinado novamente.
Passaremos revista, depois naquelas noções que são em nós e apenas adotaremos como autênticas as que se mostrarem de modo claro e distinto ao entendimento. Por esse processo conhecemos em primeiro lugar que existimos enquanto a nossa natureza é pensar; e que existe um Deus da qual dependemos depois de considerarmos seus atributos poderemos pesquisar a verdade de todas as demais coisas, visto que ele é a sua causa. Além das noções que podemos alcançar de Deus e do nosso pensamento, acharemos ainda em nós o conhecimento de inúmeras proposições que são eternamente verdadeiras como exemplificando, que o nada não pode ser o autor de nenhuma coisa  etc... Acharemos nisso a idéia de natureza corporal ou extensa que pode ser movida dividida etc. e sentimentos que provocam em nós algumas disposições como a dor, as cores etc. Comparando aquilo que vimos de compreender ao pesquisar essas coisas por ordem, como aquilo que imaginávamos, antes de as termos deste modo pesquisado, nos abtuaremos  a formar conceitos nítidos e distintos a respeito de tudo o que somos capazes de saber. É nestes poucos preceitos que julgo ter concluído todos os princípios mais gerais e de maior importância do conhecimento humano.

Descartes afirmava que quanto mais estudava mais se apercebia de sua ignorância, afirmava que a filosofia é como uma árvore, as raízes são a metafísica e as ciências como a medicina, a mecânica e a psicologia os ramos da árvore ele criticava a dialética e a matemática pois apesar de fornecer conclusões irrefutáveis muitas vezes possui regras em demasia sem nenhum fim prático (.......)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Pensamentos ! Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois e conduzindo a décim...